Mancines – II (2020)

Os irrequietos talentos de Raquel Ralha (Wraygunn, Belle Chase Hotel, Azembla’s Quartet, The Twist Connection) e Toni Fortuna (d3ö, Tédio Boys, M’as Foice) continuam a ser dos que fazem de Coimbra um dos solos musicais mais fertéis. Quando a eles se juntam Pedro Renato (Belle Chase Hotel, Azembla’s Quartet) e Gonçalo Rui (produtor musical e guitarrista), a proposta não é mais que uma viagem cinemática sedutora a que dão o nome de MANCINES (ler à italiana).

A dia 24 de Abril apresentam o segundo disco de originais II e o irresistível novo single “Is This a Go?”, no qual nos interpelam com uma pergunta recorrente mas que, mais que pedir uma resposta, esperam uma reacção, uma acção, uma relação. E este não poderia ser o tema mais adequado para mostrar a banda em 2020. Porque se na estreia, em 2015, com “Eden’s Inferno” os MANCINES nos conduziam às profundezas de um inferno idílico, pessoal, pleno de sombras e tentações, os 11 temas do novo trabalho levam-nos num passeio colectivo, mais luminoso e desafiador.

II apresenta assim uns MANCINES sem medo de explorar novas sonoridades – principalmente aquelas que se distanciam das dos outros projectos da banda – mas nunca como antes tão seguros das suas referências. Em suma, uma banda que vive finalmente em pleno o facto de ser muito maior que apenas a soma dos talentos e percursos de cada um dos seus elementos. Uma banda com uma identidade renovada que eleva ainda mais os adjectivos que a caracterizaram desde o início: experiente, elegante, luxuosa.

Os 11 temas de II contam com músicas de Pedro Renato e letras de Raquel Ralha e Toni Fortuna, a que se juntam as dos amigos JP Simões ou Samuel Úria (este último no tema O Poço que marca também a estreia da banda a arriscar a língua portuguesa). Mas há ainda o revisitar do compositor Nino Rota e até aos Heróis do Mar, com uma versão surpreendente de “Fado”.

II, com edição da Lux Records, é assim a prova de que, em 2020, e principalmente com tudo o que estamos a viver, MANCINES ainda é e será a banda sonora que o dia-a-dia das nossas vidas deveria ter.

Já disponível nas plataformas digitais.

.o que fizemos

  • promoção
  • assessoria mediática