Porto Design Bienalle 2019

O design tem-se afirmado nos últimos anos como uma disciplina de eleição para pensar a cidade e construir o seu futuro. Este fenómeno internacional apresenta especial relevo nos municípios de Matosinhos e do Porto, duas cidades que trouxeram a prática do design para o centro da sua estratégia cultural, não limitando o seu potencial ao campo exclusivamente artístico, mas usando-o de forma contínua como catalisador de transformações sociais, económicas, tecnológicas ou ambientais. Os vários equipamentos e instituições culturais das duas cidades compõem um território único que se distingue no país pela sua diversidade e vitalidade artísticas.

É neste contexto, e por causa dele, que nasce a Porto Design Biennale, um projeto alicerçado nas duas cidades mas que a elas não se limita e cujos objetivos passam por desenvolver uma análise da atual configuração do design e fomentar diálogos entre estruturas e agentes, nacionais e internacionais, cruzando práticas e disciplinas.

A primeira edição da Porto Design Biennale vem, desta forma, consolidar a presença deste território cultural comum no panorama internacional de design.

.o que fizemos

  • assessoria de imprensa nacional e internacional