Open House Lisboa 2020
A 9ª edição do habitual fim-de-semana que abre as portas da arquitectura da capital ganhou em 2020 um novo formato. Um programa de passeios sonoros todo realizado em espaço exterior com o objectivo de re-interpretar e enriquecer o histórico do evento, adaptando-as à manutenção das recomendadas distâncias físicas.
O Open House Lisboa, que se realizou entre 26 e 27 de Setembro, convidou o público a redescobrir a arte de dar um passeio através da Lisboa imaginada, vivida e narrada por oito convidados muito especiais.
Partindo do atlas de arquitectura online Open House Lisboa – que reúne os 284 espaços que fizeram parte dos diferentes roteiros desde 2012 – os convidados desenharam e relataram passeios pedestres narrados na 1ª pessoa que deram origem a oito áudio-guias que o visitante pôde seguir de forma independente e a qualquer hora. Este foi o formato OH Lisboa 2020 que revelou a cidade de Inês Meneses (comunicadora), Leonor Teles (cineasta) Paula Moura Pinheiro (jornalista e apresentadora), Lígia Soares (coreógrafa e dramaturga), Gonçalo Byrne (arquitecto), Rui Tavares (historiador), Gonçalo M. Tavares (escritor) e Tomás Wallenstein (músico).
De convite lançado, o procedimento era simples: descarregar os podcasts e o itinerário assinalado no mapa do site oficial do evento e seguir passeando ao som da voz de cada autoria. Pretendeu-se que este conjunto variado de vozes de diferentes áreas da cultura fosse catalisador de experiências sensoriais únicas, permitindo novas vivências e conhecimentos sobre a cidade que habitamos.
.o que fizemos
- assessoria mediática