Festival Internacional de Cinema e Literatura do Algarve
Depois do sucesso das duas edições do Festival Internacional de Cinema e Literatura de Olhão, o FICLO transformou-se naturalmente no festival de todo o Algarve.
O (agora) FICLA terá data na Primavera de 2022, em Faro, e pretende reforçar as relações frutíferas e inusitadas entre cinema e literatura, que ultrapassam em muito as simples adaptações e que cogitam sobre o desejo da imagem no momento da leitura.
Nascido em 2019, o Festival de Cinema e Literatura tem vindo a cimentar a sua visão e importância no tecido cultural algarvio e nacional com programações que variam desde documentários e ficções, passando pela animação. Em paralelo, muitas são as actividades promovidas, desde performances, leituras encenadas, residências de escrita de guião, passando por seminários ou workshops com realizadores ou encenadores de teatro.
Segundo as directoras do FICLA, Candela Varas e Débora Pinho Mateus: “Desde o início que o Festival de Cinema e Literatura se propôs, não como um festival de adaptações, mas antes como um festival que quer ir mais além, procurando outras ligações entre ambas práticas artísticas, ligações inesperadas. Agora, superando esta relação, de alguma forma, de interdependência, olharemos para ambas práticas artísticas também como campos de convergência ou divergência em temas concretos”.
.o que fizemos
- assessoria de imprensa