festival política 2021

Pelo 5º ano consecutivo, o Cinema São Jorge recebe uma nova edição do evento que, desde 2017, tem vindo a reafirmar o seu compromisso de levantar questões que convidam à discussão e consciencialização cívica, individual e colectiva, através de várias formas de expressão política e artística.

Este ano, a programação está subordinada ao tema “Fronteiras”, entendidas como barreiras físicas, psicológicas e políticas, que se apresentam como entraves à inclusão das pessoas no território ou na comunidade. São elas o fio condutor de cerca de 20 actividades gratuitas que vão de debates, a performances, sessões de cinema, espectáculos, conversas e workshops.

Nas palavras do director artístico, Rui Oliveira Marques, esta edição apresenta “uma programação que reflecte o confinamento que a pandemia impôs a grande parte da população, mas também as fronteiras que separam o centro e a periferia de Lisboa, a par das realidades das populações migrantes e das lutas pelos direitos humanos que se tornaram ainda mais urgentes no contexto actual. Fronteiras como muros, não só os físicos como os políticos, económicos e mentais.“

.o que fizemos

  • assessoria de imprensa